Alessandra Ambrosio no momento I Put a Spell on You do desfile

Estava eu como quem não quer nada dando uma olhada no desfile da Victoria’s Secret, para falar sobre o Fantasy Bra 2011, quando me deparei com C-A-M-A-F-E-U-S!!!

Já coloquei alguns espécimens aqui, aqui e aqui, mas acho que nunca falei sobre como nasceu meu interesse. Meu carinho por tudo que é vintage e antigo é óbvio. Se tiver uma história, gosto mais ainda e, se não tiver, eu invento porque acho que tudo merece ter uma história. Um dia eu estava conversando com um joalheiro conhecido de Sâo Paulo e ele me disse que desmanchava joias com camafeus e os jogava fora. Heim?!

Deste dia em diante, inseri na minha alma um app de localização de camafeus perdidos, talvez no intuito de salvá-los de mãos malvadas. Na época, a Vogue França 90 Anos trazia na capa um belo de um camafeu e aí eu tive certeza de que eles mereciam mais carinho. Espalhei por aí que eles estavam para entrar na moda et voilà. De repente todo mundo estava usando lindos camafeus de resina (sim, vou chamá-los de camafeus para não ser preconceituosa) com os tradicionais perfis ou caveiras e outras graças.

E agora Victoria’s Secret? Oba!

Miranda Kerr nesta mesma parte do desfile, que foi inspirada em Nova Orleans, ou pelo menos é isso que diz o release, rs

Esculpir camafeus é uma arte e das antigas. Uma arte tradicionalmente feita em ágata, ônix ou conchas. Aqui, imagens do atelier Donadio de Nápoles e da joalheria suiça Breguet. Em 2008, a joalheria lançou uma coleção de relógios e joias a partir da parceria com Pasquale e Fabio Ottaviano, mestres gravadores napolitanos

Relógio Reine de Naples 8958 Cammea, da Breguet

 

Minha coleçãozinha de camafeus de conchas

 

Estes não são camafeus, mas têm um lugar particularíssimo na minha coleção: broche Wedgewood Cupids at Play dos anos 60, broche de asa de borboleta com baixo relevo reverso de enxofre e dois camafeus de resina (mas lindos de morrer)

 

Hoje é dia de camafeu, bebê…

… ou vocês acham que falar de camafeus não ia me lembrar dos docinhos.

Tags: , , , , , , ,